terça-feira, 31 de março de 2009

FRASE DO DIA

A livre circulação de pessoas com as suas vontades próprias, dentro de um espaço exíguo e livre, mesmo que não seja seu, só é possível, se formos puros de pensamentos, sentimentos, palavras e accções, mas sem segredos ou jogos escondidos.

segunda-feira, 30 de março de 2009

CLOSER - PERTO DEMAIS

Entender filmes que desafiam a psicologia humana é quase impossível, quando nos deparamos com um desses “enigmas” que por mais que tentamos fica difícil entender certos pontos, momentos incompreensíveis esse que noutro dia futuro talvez entenderemos. Quando Kubrick nos apresentou “2001 – Uma Odisséia no Espaço” ele deixou uma porção de interrogações, que talvez nunca seja solucionada por você ou por qualquer outro. Caso seja, a mensagem que é para ser passada não terá sentido algum. Dissera o mesmo Kubrick que caso você entenda o que ele queria mostrar... Ele falhara.
Nesse quesito que “Closer – Perto Demais” sempre me deixa uma sensação de vazio, uma verdadeiro avalanche que tem leitura diferente do “que é o amor”. Uma pessoa precisa realmente de anos para deixar de amar alguém? Ou é preciso somente um ato, um momento para tudo vir à tona? Se isso acontece no sentimento do ódio, um único deslize, mas com conseqüências drásticas pode apagar todos os momentos felizes já vividos e transformá-los em apenas rancor? Alice (Natalie Portman - simplesmente perfeita) diz em certo momento que veio para Inglaterra por terminar com o antigo namorado. "Não te amo mais, adeus.", conta ela para Dan. A personagem de Portman é a mais profunda, todos os outros giram ao seu redor. É uma ovelha desgarrada sentimental.Mike Nichols brinca com os sentimentos humanos sem piedade. Fica até difícil saber como pessoas podem trair os amados. Quando Anna aceita a proposta de transar com Larry, para que ele assine o documento do divórcio, ficamos com mais perguntas na mente. Ela aceitara por que no fundo ainda sentia algo por Larry? Ou estaria apenas fazendo um ato de amor? Para que então pudesse ficar ao lado de Daniel.O filme não mente. Mostra a vida como ela é. Não há hipocrisia. E volto a bater na tecla da mentira. Os personagens mentem e muito. Não é qualquer um que entende ou gosta desse filme. É preciso que haja uma sensibilidade nos olhos de quem ver. Closer é um filme profundo, agudo, traiçoeiro. Mexe com a racionalidade humana. É preciso anos de estudo para chegarmos ao conceito da compreensão da mente das pessoas. Da mesma forma acontece com a política. Desde cedo nossos ouvidos acostumam-se a ouvir o que geralmente nossos pais sempre falam quando um político qualquer aparece na tevê ou mesmo na sua frente: “Todo político é igual: ladrão!”Em Closer todos os personagens são traídos e todos traem. Daí, um dos personagens chora, agarra-se, desabava, tudo exatamente como já fizemos, fazemos ou certamente faremos. “Um quebra-mentes” que mexe com passado, presente e quando menos esperamos até com o futuro. O longa só tem fidelidade à verdade na vida real e à mentira dos personagens. Quando somos apresentados a ele, logo de cara “The Blower’s Daughter”, de Damien Rice toca os corações com sua sutileza e para fechar a fita a música novamente é tocada. Uma demonstração da importância da trilha sonora. Closer – Perto Demais é um filme controverso, enigmático e verdadeiro. Não recomendável para um casal de namorados assistirem juntos.
Closer: Perto Demais (Closer, EUA, 2004, 104 min. Dir.: Mike Nichols).
(Rafael Moreira)

INTERROGAÇÕES PROFÉTICAS

Será que vale a pena o esforço e tanta dedicação para ser aquilo que me sempre quis ser, aquele ser que tem valor, palavra, sentimentos e vontade própria, e não andar ao sabor do vento e de vontades alheias?
Será que neste mundo actual dá-se mais valor ao desvirtuismo das relações humanas, em que pessoas sem carácter, honra e dignidade acabam e terminam sempre por triunfar, até ao dia em que caiam do seu pedestal?
Será que os sentimentos puros e leais não têm mais lugar neste mundo hipócrita e despido de valores?
Porque é que existe tanto sofrimento no coração humano?
Porque é que o amor puro, honesto, leal e verdadeiro deixou de andar nos corações das pessoas e deixou no seu lugar, a intriga, a falsidade, o despotismo, e a falta de cáracter?
Porque é que só olhamos para nós próprios, satisfazemos o nosso próprio ego e não desaparecemos, em vez de deixarmos de fazer sofrer quem não merece?

FRASE PROFÉTICA DO DIA

A PARTIDA É SEMPRE DOLOROSA E CARREGADA DE SOFRIMENTO, QUANDO EXISTE AMOR, PALAVRA, SENTIMENTO, E SEM SIGNIFICADO QUANDO DESPROVIDA DE QUALQUER TIPO DE SENTIMENTO, CARÁCTER, HONRA E DIGNIDADE.

PROFECIA - 1

A doença ilumina o mistério do nosso futuro. Recorda-nos que somos daqui, mas que não somos para aqui.

A doença humilha-nos, situa-nos na verdade do que somos e deixa-nos entregues nas mãos de quem porventura nos quer bem, ou supostamente se digna a darmos um pouco de carinho e conforto.

Porque é que, tendo saúde, teremos de ser altivos e opressores, quando iremos acabar como doentes, que pedem piedade e inspiram compaixão?

Porque tanto egoísmo e avareza, quando acabaremos entregues a quem carinhosamente nos sustenta e ajuda até ao último momento?

A doença aproxima-nos de Deus, pois é o único com quem vamos permanecer e de quem receberemos eternamente e para além da eternidade, amor e felicidade.


PROFECIA

É bom sonhar, mas não é bom sonhar tanto que não cheguemos a despertar do sono.

É bom caminhar na vida olhando para as estrelas, mas não é bom que não vejamos onde pomos os pés.

É bom fixarmo-nos numa meta distante para a qual nos dirigimos, mas não é bom negligenciarmos o que acontece à nossa volta.

É bom querer que todos melhorem, mas é melhor começar por nos melhorarmo-nos a nós próprios.

É bom querer fazer obras de relevo, que nos engrandecem, mas talvez seja melhor acariciar a criança que todos os dias encontramos em nós próprios dentro da nossa própria casa.

É bom fazer discursos e escrever poesia, textos e cartas, mas talvez devamos começar por falar uns rápidos minutos com quem nos acena, nos é fiel, e que nos diga alguma coisa no nosso dia-a-dia.


DESABAFO PROFÉTICO DO DIA

TODA A VIDA É UMA SÓ, E É CLARO QUE CONTINUA A HAVER MUITO QUE NÃO SABEMOS, E MUITO DO QUE JULGAMOS SABER, NA VERDADE NÃO SABEMOS.
OLHAR PARA O PASSADO É A PARTE MAIS FÁCIL, MAS A VERDADE, NOSSA MUITO FIEL COMPANHEIRA, PODE MUITO BEM TER-SE EXTINGUIDO NO PASSADO, E NÓS SIMPLESMENTE AINDA NÃO SABEMOS.
O FACTO É QUE A VIDA NA TERRA NÃO SÓ É BREVE, COMO TAMBÉM DE UMA FRAGILIDADE DEPRIMENTE. UMA CARACTERÍSTICA CURIOSA DA NOSSA EXISTÊNCIA É QUE VIVEMOS NUM PLANETA EXÍMIO EM PROMOVER A VIDA, MAS AINDA O É MAIS EM ACABAER COM ELA DE DIFERENTES FORMAS.
A NOSSA VIDA É COMO UM LUGAR GRANDE E SOLITÁRIO, E QUANTOS MAIS VIZINHOS TIVERMOS E VIVERMOS EM AMOR COM O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO, MELHOR, PORQUE SEREMOS MAIS FELIZES COM QUALIDADE DE VIDA E COM OBJECTIVOS DEFINIDOS, MAS A MAIOR PARTE MORRE SUAVEMENTE, COMO UMA FOGUEIRA NUM ACAMPAMENTO AO AMANHECER SEM NINGUÉM PARA A ALIMENTAR DE LENHA, PORQUE VÃO VIVENDO NA MARGINALIDADE E À ESPERA DA DITA SOPA DOS POBRES.
UMA DAS RAZÕES PELA QUAL A VIDA DEMOROU TANTO TEMPO A TORNAR-SE MAIS COMPLEXA, FOI O FACTO DE O MUNDO TER DE ESPERAR QUE OS SERES HUMANOS SE TRANSFORMASSEM MUITO DEPRESSA RUMO AO DITO APERFEIÇOAMENTO.


quarta-feira, 25 de março de 2009

FRASE PROFÉTICA DO DIA

OS MAUS MOMENTOS PASSAM PORQUE OS BONS SENTIMENTOS FICAM, E ESSES MESMOS SENTIMENTOS DEVEM SEGUIR O SEU DEVIDO CURSO, PORQUE O AMOR TÃO INTENSO FICA NO CORAÇÃO PARA TODA A VIDA.

terça-feira, 24 de março de 2009

QUANDO UM HOMEM AMA A SUA MULHER

O homem ama de verdade a sua mulher quando admite que o seu amor é eterno, e o proclama corajosamente perante Deus e o mundo sem medo ou tabus. O que é o amor senão a união de duas pessoas diferentes, não apenas porque vieram de famílias e ambientes distintos, mas porque biológicamente e afectivamente têm diferenças fundamentais que se complementam. Esta complementaridade é a base de um empreendimento magnânimo, mas amor verdadeiro é aquele que se constrói e que se transforma em base sólida para uma família.
Percebe-se com o passar dos anos uma queixa constante das mulheres em relação aos seus maridos, namorados ou companheiros. Eles não lhes dão a devida atenção. Alguns homens têm a tendência machista de ver as responsabilidades e aspirações da sua mulher em segundo plano. Elas existem tão somente para servir à família, e não a respeitam plenamente como co-responsáveis pela mesma. Outros admiram, valorizam e respeitam carinhosamente a mulher e mãe dos seus filhos, mas estão tão preocupados com os seus próprios afazeres, que não apenas se desleixam pelos assuntos familiares, como também descuidam das necessidades da sua esposa, mulher ou companheira.
O corpo do homem é diferente do da mulher. O que é visível é óbvio. Mas existe uma diferença fundamental na formação do cérebro da mulher, em relação ao do homem, que faz com que ambos processem as informações de forma distinta. Enquanto o homem tende a fraccionar para ter uma visão global, a mulher tem a tendência de multi-processar para ter a mesma visão global, complementar. Nos extremos, o homem tem uma visão racional do que consegue explicar, o que lhe facilita a vida, e a mulher um sexto sentido que lhe remói o estômago.
O homem sábio é aquele que ouve a sua mulher antes de assumir posição face a um assunto que atinja o âmbito familiar. O casal une-se numa só pessoa. Duas cabeças que se complementam tão perfeitamente juntas, só podem pensar melhor. As decisões fundamentais da família, sejam do quotidiano ou não, são melhores tomadas a dois.
Outra diferença fundamental está nas necessidades afectivas de cada um. A mulher por sua natureza é um poço de afectividade, e ninguém desempenha melhor papel de mãe senão ela. O marido sábio é aquele que se desdobra para suprir este poço de carinho e afeição. Como tem que regar o jardim da família com abundância, as esposas demandam atenção com voracidade, em uma proporção maior que os maridos. Estes, por sua natureza tosca, têm a tendência suicida de descuidar este aspecto.
O homem sábio é aquele que se auto-educa, vence a sua natureza e se supera. Sabe ser atencioso com a sua esposa, estar pendente das pequenas coisas que a fazem sentir-se querida. O homem sábio é aquele que valoriza a sua esposa em frente aos filhos. Ensina-os a amar e respeitar a mãe deles como o faz como esposo. Continuamente a elogia e chama a atenção das suas qualidades. O homem que ama a sua mulher, coloca-a no pedestal, faz dela rainha do lar.
E se duas cabeças, juntas, pensam melhor, são mais eficazes quando o fazem com a cabeça fria e fora da presença dos filhos, a portas fechadas. São infrutíferas as pequenas ou grandes discussões na presença dos filhos. Ambos se desprestigiam, pois fica evidente que não estão alinhados. Cria ruptura no ambiente e enfraquece a autoridade de ambos. O homem ama a sua mulher quando prestigia e valoriza a sua mulher em frente a si e em frente aos filhos. Para que qualquer grande ideal seja atingido, uma grande dose de força de vontade tem que ser aplicada. O marido e a mulher, ambos, não se casam ou se juntam para serem servidos, mas para servir. As necessidades mais importantes não são as próprias, mas as do outro. Por sua natureza tosca, o homem tem que colocar uma boa dose de força de vontade para ser afectivo com a sua esposa, mulher, companheira, tem que se esforçar para deixar bem evidente de que é atencioso.
O homem ama a sua mulher quando se esforça, para amar a sua mulher.

ENTRE LINHAS PROFÉTICO

A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira como ela penteia os cabelos.
A beleza de uma mulher tem que ser vista a partir dos seus olhos porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside.
A beleza de uma mulher não está nas marcas do seu rosto, mas a verdadeira beleza de uma mulher está reflectida na sua alma, está no cuidado que ela amorosamente tem pelos outros, a paixão que ela demonstra.
E a beleza de uma mulher com o passar dos anos, apenas cresce.

MENSAGEM PESSOAL DO PROFETA

Se tu queres transformar o mundo, experimenta primeiro promover o teu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no teu próprio interior. Estas atitudes reflectir-se-ão em mudanças positivas no teu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.
Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de ti, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que tu tenhas, não importa o progresso material que alcanças, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda a prática espiritual é o amor. Que tu o pratiques bem é meu único pedido.

Determinação, coragem e autoconfiança são factores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram se transformando nos mais horríveis carniceiros. O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós. Mas a nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores. Mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.

O que mais nos incomoda é ver os nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humor. Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivendo um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.

A felicidade é um estado de espírito. Se a tua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não te vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito.
É através da arte de escutar que o teu espírito se enche de fé e devoção e que tu te tornes capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar permite-te alcançar sabedoria, superando toda a ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto te custe a vida. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se tu és capaz de manter a tua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tens o que temer. Este tipo de riqueza jamais te será tomado. Essa é a maior das riquezas.
Quando estiveres praticando a caridade, faz as coisas com alegria e com um semblante radiante. Devemos praticar a caridade com um sorriso no rosto e optimismo no coração.


quinta-feira, 19 de março de 2009

DESABAFO PROFÉTICO



DIA DO PAI - AO MEU QUERIDO E AMADO PAI

O Dia do Pai celebra-se a 19 de Março.
Por que é que calha nesta data?
É porque este é o dia de S. José, o pai de Jesus. Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo. S. José, marido de Maria, era carpinteiro e vivia na cidade de Nazaré, na Galileia. Ao que parece, era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus. A sua história vem contada na Bíblia.
O culto a São José começou no século IX.
Não se sabe ao certo em que data José nasceu ou morreu, mas o papa Gregório XV, em 1621, referiu a data de 19 de Março como a da sua morte.
E assim ficou a ser o seu dia!
Tornou-se também o santo padroeiro (protector) dos carpinteiros, pela profissão que tinha.
O nome José vem do hebreu (Youssef) e significa "que Deus acrescente".
E ser pai?
Mas ser pai é algo muito importante.
É uma alegria, mas também é uma grande responsabilidade.
É o pai que (junto com a mãe, claro) deve acompanhar, proteger, cuidar e ensinar muitas coisas aos seus filhos.
Deve ser justo, bom, estar presente sempre e ser carinhoso. Também deve ser firme e educar bem.

OBRIGADO POR TUDO MEU QUERIDO PAI.

quarta-feira, 18 de março de 2009

PORQUE SOFREMOS TANTO POR AMOR ?


Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão boa, tão séria, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.
Sofremos por que?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projecções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.
Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a realizar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso: temos que nos iludir menos e viver mais!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.

FRASE DO DIA


” O VERDADEIRO SENTIMENTO DO AMOR SÓ PODE SER CONDUZIDO NO PRÓPRIO CORAÇÃO. “

DESABAFO PROFÉTICO SENTIDO E VIVIDO


Quando as horas de desgosto e desalento que me invadem a alma e as lágrimas que surgem nos meus olhos, devo-me lembrar das palavras que me dizem, mas que são só palavras, não actos, pois essas palavras leva-as o vento.
E quando eu me sentir incompreendido pelos que me rodeiam, sou na maioria dos casos, e perceber que a indiferença ronda à sua volta, devo fazer ver às pessoas a pureza das minhas intenções e a nobreza dos meus sentimentos. Mas até nisso já não acreditam.
Quando o ânimo para suportar as vicissitudes da vida que está em mim prestes a se extinguir em que eu estou prestes a desfalecer, quem devo chamar, para me ajudar a ter forças para ser capaz de remover as pedras dos caminhos e ajudar-me a superar as adversidades do mundo?
Onde encontrar um refúgio seguro, em cujo seio eu encontrarei guarida para o meu corpo e tranquilidade para o meu espírito?
Quando me faltar a calma nos momentos de maior aflição e, como agora e me considerar incapaz de conservar a serenidade de espírito, quem me ajuda a vencer os transes mais dolorosos e a triunfar nas situações mais difíceis?
As dores que se abatem sobre o meu corpo que me fazem sentir a alma ulcerada pelos abrolhos dos caminhos, quem estará disposto a ser o meu bálsamo que cicatriza as chagas e minora os padecimentos?
Quando o mundo, as pessoas me iludirem com promessas falsas e eu perceber que ninguém assume responsabilidades, quem será capaz de ser sincero e saber corresponder à franqueza das minhas atitudes e à nobreza dos meus ideais?
A tristeza e a melancolia que estão no meu coração e que tudo me causa aborrecimento, quem estará disposto a ser a alegria que me insufla um alento novo e me faz conhecer os encantos do seu mundo interior?
Quando os meus ideais mais belos se começarem a perder e eu me sentir no auge do desespero, quem será que estará disposto a ser a esperança para que me robusteça a fé, a esperança e me acalente os sonhos?
Quem me ensina a esquecer a ingratidão dos homens, a hipocrisia nas relações humanas e a incompreensão do mundo?
Quem me ensina e me ajuda nestas interrogações todas?
Quando é que isto sucederá? Quando ?

QUANDO...


Quando somos magoados, feridos ou ofendidos por alguém que amamos, ficamos revoltados, indignados, decepcionados com essa pessoa e não lhe damos uma segunda chance.
Viramos as costas e negamos alguma oportunidade de reconciliação.Devemos reflectir sobre essas atitudes e aprender a perdoar mais, a amar mais.
Quando as marés dos problemas parecem tragar nas suas ondas as minhas forças, nos teus braços encontrarei reconforto.
Se as amarguras pairam sobre os meus dias, trazendo desgosto e dor, a tua presença me traz tranquilidade.
Tu és um raio de sol, nos dias escuros. És uma ave bela e divinal que enfeita a amplidão azul da minha vida.
Tu és alma e coração. És um poema e canção para os meus ouvidos. És ternura e dedicação.
Nada impões, tudo compreendes, tudo perdoas.
A tua companhia é doce melodia, é convite a viver… E, tudo isto chama-se amor. Surges depois que as nuvens ilusórias da paixão se desvanecem. A tua alma mostra-se nua, sem enfeites, sem fantasias, sem máscaras... O amor é este sentimento que brota todos os dias, como uma flor que explode de um botão ao mais subtil beijo do sol.
Isto, sim, se chama amor, amor de amigo, amor pelo próximo. Que o pratiquemos sem olhar e sem ligar às opiniões de quem quer que seja, porque somos livres e donos de uma consciência que não deve ser prisioneira do que quer que seja.

TEMPESTADES


Somos nós, criaturas humanas, presas ao momento presente descrentes, ao ponto de quase sucumbir diante de qualquer dificuldade, seja um revés na vida ou seja outra coisa qualquer. O medo e a incerteza tiram o nosso sono, e passamos minutos infindáveis, imaginando o pior, temerosos de que de um momento para o outro, algo possa cair sobre as nossas cabeças, as nossas vidas. Não há como ignorar os sentimentos que tomam de assalto os nossos frágeis corações.
Permanecemos sofrendo por dificuldades passageiras, que não nos damos conta da grandiosidade do mundo e das verdades da vida.
Se ainda choramos de medo e não temos coragem bastante para enfrentar as realidades que não nos parecem favoráveis ou agradáveis, é porque na nossa intimidade a não temos fé , esperança.
Falta-nos coragem para acreditar. Falta-nos humildade para crer .
As dores que nos chegam e que nos tocam são oportunidades de aprendizagem e de mudança para um novo estágio de evolução, porque são indispensáveis para a nossa purificação e renovação.
Será que estamos interessados na aprendizagem?
Tudo é fugaz e momentâneo, mas tudo, também, tem o seu motivo e a sua utilidade no nosso desenvolvimento.

PROJECTOS INACABADOS

Faz parte da natureza humana sonhar e idealizar as mais variadas realizações. Um hábito muito comum é a lista que se faz no início de cada ano, as famosas "proposições de ano novo". Costuma-se relacionar hábitos nocivos a serem abandonados, cursos a serem iniciados e virtudes a serem adquiridas. Propostas razoáveis e, na maioria das vezes, necessárias ao desenvolvimento daquele ser que as relacionou. No entanto, regra geral, antes mesmo da primeira semana do ano acabar, a lista é abandonada numa gaveta qualquer, juntamente com a disposição sincera de mudança que a havia inspirado.
E lá se vão para o esquecimento, mais uma vez, as mudanças prometidas para si mesmo.
Quem se espera enganar?
Afinal, a proposição de reforma íntima atinge primeiramente ao próprio interessado. Propostas como estas abandonadas lembram projectos que se iniciam e não se realizam. São barcos que jamais alcançam o mar. Textos sem ponto final. Obras que não saem da prancheta de desenho. Músicas jamais executadas. Flores que não desabrocharam. Amores inconfessados. Desenhos que nunca tocaram um papel. Promessas não cumpridas. Sonhos abandonados. Os dias passam rápidos.
As folhas brotam, crescem e depois caem das árvores, enquanto as pessoas passam os seus dias adiando partidas, retardando começos e cancelando mudanças. E o que poderia acontecer de modo voluntário, acaba tornando-se obrigatório. A vida, um dia, há-de-nos cobrar pelas realizações que nos caberiam e que não levamos a termo. Que realizações serão essas? Grandes feitos? Conquistas retumbantes?
Não. Por certo, as mais significativas missões que nos foram confiadas têm o objectivo de domar e aperfeiçoar as nossas próprias imperfeições.
"Ah! Mas é tão difícil vencer hábitos antigos!" - poderíamos argumentar. No entanto, mais difícil ainda será conviver para sempre com costumes infelizes que amargam a nossa existência e a daqueles que nos rodeiam.
Projectos inacabados, por certo, temos vários. Qual deles retomar e concluir de uma vez por todas? Cada um de nós deverá saber qual é o mais urgente e o mais viável, por agora. Trata-se de uma decisão intransferível e inadiável. É chegada a hora de realizar e de transformar.
É hora de abandonar as desculpas que nos serviram de muletas por tantos séculos, retardando-nos, no mesmo compasso de atraso e de teimosia vã.
Que o dia de hoje seja uma marca significativa na linha do tempo das nossas existências. Pouco importa que dia da semana seja. Não interessa em que mês do ano estejamos. Não há porque esperar por outra oportunidade.
Chances são como brisas que surgem rapidamente e se vão de igual forma.
Não há motivo real e justo para permanecer estacionados enquanto a vida nos chama a realizar o bem.
Coragem e disposição hão-de ser a inspiração que nos faltava.
Não amanhã, mas sim, hoje.
Não depois, mas sim, a partir de agora.

PERDER O TEMOR


Hoje em dia as pessoas, de um modo geral, temem muitas coisas e situações, e por isso sentem-se inseguras, só saindo de casa quando não têm remédio, porque temem a violência, o escárnio, a hipocrisia. Não fazem amigos porque temem aproximar-se de alguma pessoa indesejável.
Deixam de conhecer alguém especial por temor de estreitar laços com estranhos. Perdem oportunidades de adquirir novos conhecimentos porque temem não ter capacidade para aprender.
Evitam expor o seu verdadeiro carácter por temerem o julgamento dos outros e a não aceitação.
Não se entregam a um grande amor por medo de sofrerem. Não abrem mão de costumes e ideias enraizadas com medo de enfrentarem o que é diferente ou é novo.
Como se pode perceber, o temor é um grande obstáculo ao progresso e à felicidade do ser humano na face da Terra.
Assim, se tu és uma destas pessoas que guarda temor de alguma coisa, pensa nas muitas vantagens que terias se superasses este grande obstáculo.
Perde o medo de ser vulnerável e sente a emoção de um abraço de ternura. Perde o temor de viver o bem que já sabes e sente a leveza de uma consciência tranquila.
Perde o medo de ser simples e desfruta do prazer da verdadeira liberdade.
Perde o medo de arriscares e retira as grandes lições que trazem as derrotas.
Perde o temor de superar os teus limites e contempla os horizontes que estão além das montanhas.
Perde o medo do amanhã, e recebe de presente o hoje.
Perde o temor de dar o primeiro passo e prepara-te para a alegria da chegada.
Perde o temor de não estar sempre com a razão e aprende com a sabedoria dos outros.
Liberta-te do medo da morte e ganha a imortalidade.
Abandona a culpa e prepara-te para as alegrias de uma vida de acertos.
Perde o medo de seres feliz e prepara-te para gozar tudo o que a vida te oferece de útil e agradável.
Perde o medo de errar e prepara-te para a chegada vitoriosa.
Perde o temor das cicatrizes e rende-te ao revigorante poder do amor. Se tu sentes que o temor está sendo um entrave a parar ao teus passos, livra-te dele e verás que o horizonte ira-se abrir naturalmente.
E se, ao caminhares na direcção desse horizonte, tu perceberes que ele se afasta de ti na mesma proporção, não desanimes, pois a finalidade do horizonte é essa mesma: a de fazer com que tu caminhes para frente e para o alto. Sem temores nem incertezas.

ÚLTIMO DESABAFO


Será um misto de saudade, de dor, e até de uma certa nostalgia, aquilo que eu quero deixar aqui.
Sempre é difícil o tomar de uma decisão, o rompimento com um passado não desejado mas que o queremos presente na nosssa vida até porque nos dá uma certa segurança, um status, aquilo que dizemos que não queremos mas que desejamos e aceitamos.
Acreditar em quê? No Pai Natal? Sou céptico a esse aspecto e não vou a lado nenhum com falsas promessas, e com .........................
Ando desiludido com a falta de carácter, a falta de lealdade, o dito por não dito, enfim, coisas superfulas que nada dizem a muita gente, mas que a mim, que sou um sentimentalista, que acredito na palavra, na honra e na dignidade, vou vivendo nessa ilusão até um dia que a montanha me diga que já não vale a pena.
Vou ficar sentado no meu humilde canto à espera de como corrrem as modas e o desenrolar dos acontecimentos.
As forças começam a faltar, mas não desistirei enquanto viver, mesmo que viva enganado.

terça-feira, 17 de março de 2009

DESABAFO SENTIDO E VIVIDO

A verdade nua e crua é díficil de se aceitar quando nos é dita de uma forma muito cruel. É difícil e custa a acreditar nos sonhos, palavras, desejos e projectos, e tudo morre à partida depois de uma desilusão. Não sou nenhum puritano, muito menos alguém que anda ao sabor do vento à espera de migalhas.
Com este post irei dar um novo rumo à minha vida, até porque já basta de ficar sentado à espera de algo que nunca chegará apesar das promessas, porque palavras leva-as o vento, e aquilo que é mais importante não é demonstrado, feito e realizado.
Pior cego é aquele que tem olhos e se recusa a ver o que se passa à sua volta por causa da esperança que pensava que vinha e nunca mais aparece.
O desejo e a realidade são coisas diferentes e nunca se encontram por força dos obstáculos e de forças ocultas que teimam os sentimentos em não deixarem florescer, até porque as recordações são coisas muitos fortes que não se querem enterrar, ou até mesmo fazer com que desapareçam.
Os meus sentimentos, motor da minha vida irão ser encerrados no meu triste baú das minhas amargas recordações.
A tristeza, a melancolia e um aperto no coração invadem-me neste momento, em que eu sem rumo irei partir com destino a um desconhecido, do qual não sei as suas previsões.
Nunca esperei esmolas, só queria sinceridade nas palavras, actos e acções, mas nem todo o ser humano pensa da mesma maneira, age dessa forma e se comporta de acordo com o que fala.
Nâo me quero transformar num mendigo à porta de uma Igreja ou de um Centro Comercial à espera que me deiam uma esmola ou tenham pena de mim, pois nunca usei máscaras para o meu dia-a-dia ou qualquer tipo de comportamentos e mesmo atitudes. Sempre expressei os meus sentimentos de acordo com o meu coração e consciência.
Sempre me comportei, agi e pensei de acordo com aquilo que me ia na alma, coração, pensamento e com os meus desejos, porque pensei na felicidade e no amor, que eu julgava ter direito e que mereceia. Quando??? Para quê??? A que preço???



segunda-feira, 16 de março de 2009

VOZ DA ALMA


PENSAMENTO DO DIA


DESABAFO PROFÉTICO

Umas vezes muito eu digo, penso e faço, ou seja, tudo de uma vez ou nada de outra, mas noutras alturas remeto-me ao silêncio, porque é a melhor estratégia, apesar do que me vai na alma ser o mesmo, os sentimentos possuídos estarem enraizados, e sobretudo será para assistir ao desenrolar dos acontecimentos.
A vida é assim mesmo, injusta e ingrata e possuidora de enignas que só não os decifra quem não quer perceber o que se passa à sua volta ou quer mesmo viver de acordo com vontades alheias. Sou o que sou, e só quem me entende percebe o meu íntimo, o meu ser, tudo o que brota de dentro de mim. Não será assim tão difícil e não tapemos o sol com a peneira, porque nos tornaremos peões ao sabor do vento e de algo, que só nos conduzirá ao abismo se nós quisermos e recusarmos ajuda de quem nos ama.

quinta-feira, 12 de março de 2009

SEM PALAVRAS

VER COM O CORAÇÃO, OBSERVAR COM SENTIMENTO, PENSAR COM A CONSCIÊNCIA E MEDITAR COM A ALMA.
SOMOS AQUILO QUE FIZERMOS.




DESABAFO PROFÉTICO DO DIA

A mentira é relativa,
não a verdade, palavra provocativa, concreta,
que irrita a hipocrisia,
irrompe e racha a terra, rumo,
e risco do raio, explosivo riso.

A mentira é individual,
não a verdade, válida para general, e soldado,
para homem e animal,
cujas patas e sapatos pisam,
a poeira e as pedras do imparcial planeta.

A mentira é estática,
não a verdade – a verdade matemática,
por exemplo,
acelera máquinas,
que inovam os ventos,
Inventam novos movimentos,
movem rápidos instrumentos.

A mentira dói,
não a verdade, bálsamo, doce voz,
carinho que transforma o eu em nós,
cura a doença, cala o rancor,
Carrega connosco a cruel jóia da cruz.

A mentira é nua e crua,
não a verdade, na verdade da paz,
invencível na luta,
leve alimento que levanta,
alivia, lenifica, nutre e alumia.
A mentira parece verdade,
não a verdade, que nada imita e arde o seu fósforo,
e cresce em progressivo alarde,
queimando madeiras e canteiros,
Incendiando feiras, aldeias e cidades inteiras.

A mentira é dona da verdade,
não a verdade, que nada perde e invade tudo,
apropriando-se da propriedade privada e pública,
pelo prazer de perder sem possuir a possibilidade da perda.
A mentira é profunda,
não a verdade, rio do qual se vêem o fundo e os peixes,
e em que todo mundo nada,
mata a saudade da água clara,
salta descalço, e onde nem se afunda o incauto.

A mentira é tristonha,
não a verdade, que a nada se contrapõe ou nega,
antes afirma ser sonho o sonho,
e sandice a sandice, e saúde,
a saúde, e solução o que soluciona cisões.

A mentira é dura,
não a verdade, macia escravatura que liberta,
antepondo a consciência à censura,
e o dever ao dever com prazer,
e o prazer como dever ao puro prazer.

COM SAÍDA

Saio do meu corpo,
e espreito-o sem grande habilidade.

Ele abandona a sala,
caminha pelos cómodos,
e eu fico no umbral das portas,
observando as suas escamoteações e resmungos.

Estou longe do meu corpo,
percebo a sua trajectória desanimada,
o mistério da sua raiva.
Ele também me procura tacteando as paredes,
cabra-cega, corpo-cego, édipo sedento.

Jogo sobre ele redes e mensagens,
Ele é o peixe que busca o seu anzol,
Ele disfarça-se de mim,
e revela ao mundo os meus pensamentos inúteis: compartilhamos o mesmo torcicolo.

Quando me reaproximo do meu corpo,
ele me injecta a repreensão do amor,
Talvez desejasse uma vingança,
Mas sou perdoado com um gesto de menino.

Na tarde mais amena,
vedamos a entrada da alma
por meio do corpo mesmo.

SENTIMENTO DO DIA

quarta-feira, 11 de março de 2009

O MEU AMOR

Qual será o segredo do meu amor eterno?
Em verdade, eu tenho uma fórmula especial.
Eu digo que um bom amor deve ser criado. No amor, as pequenas coisas são as grandes coisas.
Nunca se é muito velho para se dar as mãos, digo eu.
É nunca nos esquecermos de dizer " amo-te ", pelo menos uma vez ao dia.
É ter valores e objectivos comuns.
É estar unidos ao enfrentar o mundo. É formar um círculo de amor que una tudo. É proferir elogios e ter capacidade para perdoar e esquecer. É proporcionar uma atmosfera onde cada qual possa crescer na busca recíproca do bem e do belo.
É ser o companheiro perfeito. E para ser o companheiro perfeito é preciso ter bom humor e optimismo. Ser natural e saber agir com tacto.
É saber escutar com atenção, sem interromper a cada instante.
É mostrar admiração e confiança, interessando-se pelos problemas e actividades do outro. Perguntar o que o atormenta, o que o deixa feliz, por que está aborrecido.
É ser discreto, sabendo o momento de deixar o companheiro a sós para que coloque em ordem os seus pensamentos.
É distribuir carinho e compreensão, combinando amor e poesia, sem esquecer galanteios e cortesia.
É ter sabedoria para repetir os momentos de amor. Aqueles momentos mágicos em que a orquestra do mundo parecia tocar somente para os dois.
É ser o apoio diante dos demais. É ser firme, leal.
É ter atenção além do trivial e conseguir descobrir quando um se tiver esmerado na apresentação para o outro.
Um novo corte de cabelo, um vestuário diferente, detalhes pequenos mas importantes. É cultivar o desejo constante de superação.
É responder dignamente e de forma justa por todos os actos.
É ser grato por tudo o que um significa na vida do outro.
O amor real, por manter as suas raízes no equilíbrio, vai-se firmando dia a dia.
O amor, nascido com sentimento e sentido, não tende a acabar, mas amplia-se, uma vez que os envolvidos passam a conhecer vícios e virtudes, manias e costumes de um e de outro. O equilíbrio do amor promove a prática da justiça e da bondade, da cooperação e do senso de dever, da afectividade e advertência amadurecida.

FRASE DO DIA

A FORÇA DO AMOR AJUDA A ENFRENTAR AS BATALHAS DA VIDA.

REALIDADE

Palavra tão bonita e de difícil aceitação pela maioria dos mortais. Quem a consegue definir? O que será. Vou tentar, explanar o que me vai na alma, dentro de mim, de todo o meu ser, aquilo que penso.
O que é a realidade? No dicionário, é aquilo que existe efectivamente.
A origem e a fonte de toda a realidade, estará para sempre em nós mesmos.
A realidade é e será sempre os olhos da nossa existência, de todo um conjunto de valores que adquirimos e tentamos transmitir. A realidade é aquilo que nós quisermos que ela seja, independentemente das nossas vontades e sentimentos, porque muitas das vezes o coração sobrepõe-se à cabeça, ao nosso íntimo. Infelizmente talvez alguns sonhos parecem inatingíveis ou não são de todo atingíveis pelo menos por momentos.
Ficção, ou um aceitar de uma situação?
A realidade está misturada com o sentimento do amor, penso eu. O amor identifica-se com o dia-a-dia e estende-se para toda a eternidade, uma leveza infinita que habita nos nossos corações, uma alegria suave que nos atravessa o corpo. Por que não dizer que o amor é uma realidade maior que nos arranca de nós mesmos? Fantasia, imaginação, afectividade, inteligência prendem-nos ao processo de amar e de nos transformarmos na pessoa amada, e o nosso ser fica cativo do amor, chegando a pensar que o amor leva-nos a viver uma pontinha de egoísmo, talvez uma fuga à realidade presente no nosso quotidiano.
Concordo e revejo-me com Kant, quando afirma: "Não tenho medo de ser refutado, e sim de ser mal compreendido.".
A maior ingenuidade de todas é acreditar que seremos pessoalmente diferentes daquilo que somos se fugirmos da realidade.
Nada é eterno, muito menos eu, talvez os nossos actos, as nossas palavras, um exemplo de vida, sendo que esta realidade que tanto demoramos a entender, faz-nos desperdiçar o nosso momento e o nosso tempo, esse mesmo indomável e fogoso tempo que presencia todos os pequenos nadas esbanjados por luxuosas e pretensas ideias e loucos desejos de algo.
Não há como prescindir de uma redefinição dos efeitos do imaginário sobre a realidade e da ficção como realização e trânsito do imaginário. Realidade e ficção não são opostos, mas antes são diferentes, complementos.

terça-feira, 10 de março de 2009

SENTIMENTO DO DIA

O esforço de uma vida, um sonho desejado, vivido e sentido, pode-se esfumar-se sem nos aprecebermos do seu real valor e só nos damos conta desse valor quando o perdemos para sempre.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Peditório Caritas - 12 a 15 de Março de 2009

A semana nacional da Caritas arranca esta segunda-feira, dia 12 de Março, com o tema “Se não tiver caridade, nada sou”. O objectivo é sensibilizar a população para a actual conjuntura de crise económica e os problemas daí decorrentes que têm vindo a aumentar, prejudicando assim muitas famílias portuguesas.
A Semana Nacional da Caritas compreende inúmeras acções, entre as quais um peditório a nível nacional, que se realizará entre os dias 12 e 15 de Março. Este é um dos momentos mais significativos de toda a iniciativa, para o qual é fundamental sensibilizar toda a população.
Os contributos recolhidos serão distribuídos pelas Caritas diocesanas aos mais necessitados, permitindo atender a alguns dos muitos pedidos de ajuda com os quais são confrontados diariamente.
O cartaz promocional da iniciativa, já distribuído por todo o território nacional, invoca a importância da caridade, assente em pequenos gestos de solidariedade e partilha. Segundo Eugénio Fonseca, Presidente da Caritas Portuguesa, “a caridade é, sem dúvida, o mote ideal para este grito de alerta. No momento difícil que o país atravessa, é importante termos consciência das adversidades a que estamos sujeitos, até porque nada nos garante que essas contrariedades não venham bater à nossa porta. É, por isso, fundamental sensibilizar as pessoas, fazendo-as pensar e olhar para o exemplo ao seu lado com maior atenção”.
No ano passado o peditório angariou cerca de €252 mil, valor que a Caritas Portuguesa gostaria de ver ultrapassado para assim poder contribuir em larga escala junto de todas as dioceses do país.
“Este ano, a diocese de Lamego será o palco das comemorações oficias desta iniciativa, onde se realizarão as principais actividades, nomeadamente a eucaristia solene, a 15 de Março, data em que também se celebra o Dia Nacional da Caritas.

MEDITAÇÃO PROFÉTICA


LER, PENSAR E MEDITAR

PARA FAZER UMA OBRA DE ARTE NÃO BASTA TER TALENTO, NÃO BASTA TER FORÇA, É PRECISO TAMBÉM VIVER UM GRANDE AMOR.
(Wolfgang Amadeus Mozart)

PENSAMENTO DO DIA

Amar não é mais do que morrer em si mesmo para renascer no outro, e devemos aprender a amar não quando encontramos a pessoa perfeita, mas quando conseguimos ver de maneira perfeita uma pessoa imperfeita, porque o amor autêntico, o amor ideal, o amor da alma, é o que apenas deseja a felicidade da pessoa amada, sem lhe exigir em troca a sua própria felicidade.