terça-feira, 13 de janeiro de 2009

LICORES (APRENDA A FAZER)

LICOR BÁSICO DE FRUTAS
Preparação:
Coloque a fruta escolhida em infusão no álcool, de 4 a 5 dias. Coe e meça. Para cada medida de infusão, coloque duas de açúcar, fazendo uma calda.
Misturar a infusão coada e guardar em garrafas fechadas. Sirva apenas depois de 10 dias.

LICOR CAPUCCINO
Bater no liquidificador 1 lata de leite condensado, 200 ml de água fervida e fria, 150 ml de vodka, 100 g de açúcar, 1 colher (chá) de açúcar de baunilha, 2 colheres (sopa) de café solúvel, 1 colher (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (chá) de canela em pó. Engarrafar, tapar e deixar em repouso por 5 a 10 dias. Passado esse tempo, levar ao frigorífico.

LICOR CRISTALIZADO
Colocar numa panela 500 g de açúcar cristal e 750 ml de água. Mexer e levar ao fogo alto, não mexer mais até que o açúcar comece a cristalizar nas bordas da panela. Estará no ponto quando a temperatura atingir 106ºC. Desligar o fogo sem mexer, e quando amornar juntar vagarosamente 1 chávena (chá) de álcool de cereais misturado com 25 gotas da essência da sua preferência (anis, nozes, etc). Movimentar a panela para misturar, deixar repousando para esfriar e transferir para uma garrafa (enxaguada com álcool de cereais) com 1 galho seco e limpo de sibipiruna ou renda portuguesa dentro dela. Tapar depois de frio e não mexer. O galho da sibipiruna ficará cristalizado aos poucos, não guardar no frigorífico.

LICOR DE ABACAXI
Colocar numa panela 1 abacaxi picado, ou a sua casca e o miolo picados, 2 chávenas (chá) de açúcar e 1 chávena (chá) de água. Levar ao fogo para cozinhar até atingir o ponto de xarope (fica viscoso). Deixar amornar e coar. Depois de frio adicionar álcool de cereais na seguinte proporção: Para 1 chávena (chá) de calda aromatizada cozida juntar ¼ de chávena (chá) de álcool de cereais. Engarrafar e tapar (frio), descansar por 5 dias e consumir, não é necessário conservar no frigorífico.

LICOR DE AMÊNDOAS
Ingredientes :
1 garrafa de vinho licoroso; 1/2 kg de açúcar; 1 copo de aguardente; 1 copo de água; 1 colher de (sopa) de essência de baunilha; 2 colher de (sopa) vidro de essência de amêndoa.
Preparação :
Bater tudo no liquidificador e engarrafar. Lembre-se de que quanto mais velho, melhor.

LICOR DE ANIZ
Ingredientes :
2 litros de álcool; 20 gotas de essência de anis; 3 kg de açúcar.
Preparação:
Dissolver o açúcar em 1 litro e 1/2 de água fervida, fazendo-o em fogo brando. O anis é dissolvido no álcool para não toldar o licor. Juntar então o xarope e filtrar. Essa quantidade dá para 5 litros.

LICOR DE CACAU
Ingredientes:

2 litros de aguardente; 100 g de cacau; 1 fava de baunilha; 1 kg de açúcar cristal; 1/2 litro de água.
Preparação :
Misture 1 litro de álcool, o cacau e a baunilha. Deixe em infusão por 8 dias. Juntar mais um litro de álcool.

LICOR DE CAFÉ
Ingredientes:
1 chávena de café em pó; 1/2 litro de aguardente; 2 chávenas de açúcar; 1 colher (chá) de baunilha.
Preparação:
Misture o café em pó com a aguardente e 1/2 chávena de água, guardando numa garrafa que feche bem. Deixe em fusão por 8 dias. Após este tempo, misture o açúcar com 1/2 chávena de água e leve ao fogo, deixando levantar fervura e cozinhando por alguns minutos. Junte a baunilha e acrescente à mistura de café com aguardente misturando bem. Coe e passe para uma garrafa bem limpa, tapando e deixando descansar por mais 3 semanas antes de beber.

LICOR DE CAROÇOS DE PÊSSEGOS
Ingredientes:
1 litro de álcool; 30 ou mais caroços de pêssegos; 1 kg de açúcar; 1 1/2 litro de água.
Preparação:
Deixe os caroços em infusão no álcool numa vasilha de vidro, durante cerca de 10 dias. Em seguida, preparar uma calda como o açúcar. Misture a calda fria com a infusão filtrada e depois coloque em garrafas.

LICOR DE CHOCOLATE
Misturar 200 ml de água fervendo com 50 g de chocolate meio amargo, 1 chávena (chá) de chocolate em pó, 100 g de açúcar e 1 colher (sopa) de açúcar de baunilha. Quando amornar, bater no liquidificador com 1 lata de leite condensado e 150 ml de whisky (ou rum, conhaque). Engarrafar e tapar depois de frio, não deve ser levado ao frigorífico. Rende 750 ml de licor.

LICOR DE CÔCO
Ingredientes:

1 litro de aguardente; 1 coco ralado; 800 g de açúcar; 250 ml de água.
Preparação:
Junte todos os ingredientes e coloque-os em fusão por 8 dias. Faça uma calda grossa com 200 g de açúcar e junte à primeira mistura, já coada num pano. Filtre em seguida.

LICOR DE FRUTAS SILVESTRES
Levar ao fogo numa panela 300 g de morangos inteiros, 300 g de açúcar, 300 g de amoras inteiras e 1 chávena (chá) de água. Mexer e levar ao fogo para cozinhar até que fique no ponto de xarope (viscoso). O ponto é atingido mais rápido do que no licor de abacaxi. Deixar amornar, coar e juntar álcool de cereais na seguinte proporção: Para 1 chávena (chá) do xarope juntar ¼ de chávena (chá) de álcool de cereais. Engarrafar, descansar por 5 dias e consumir. Não guardar no frigorífico. Para o licor de morango, utilizar 600 g da fruta e proceder da mesma maneira. Rende 750 ml de licor.

LICOR DE FRUTOS
Figo: Colocar 6 folhas de figueira num recipiente de vidro e cobrir com 500 ml de álcool de cereais. Tampar e deixar de repouso fora do frigorífico por 20 dias.
Maracujá: Colocar as sementes de 5 maracujás num recipiente de vidro e cobrir com 500 ml de álcool de cereais, tapar e deixar em repouso.
Morango: Colocar 500 g de morangos em 500 ml de álcool de cereais, tapar e deixar em repouso.
Banana: Cobrir as bananas sem casca em rodelas com 500 ml de álcool de cereais, tapar e deixar em repouso.
Laranja e Tangerina: Amarrar bem a casca de 2 laranjas ou tangerinas frescas e prender na parte de cima de um vidro com 500 ml de álcool de cereais, de maneira que as cascas não entrem em contacto com o álcool (as cascas só podem ficar mergulhadas no álcool se estiverem secas). Tapar e deixar de repouso por 5 dias.
Calda Básica: Colocar numa panela 1 litro de água e 500 g de açúcar. Mexer e levar ao fogo. Quando ferver, diminuir o lume e cozinhar por 20 minutos.
Preparação: Misturar 500 ml da calda básica fria com ½ chávena (chá) da fusão de qualquer um dos frutos. Engarrafar e tapar bem.

LICOR DE GINJA
Ingredientes:
Ginjas 5 kg; água 3 litros; açucar refinado 2 kg; vodka 1 garrafa; conhaque 1,50 garrafa.
Preparação:
Lave bem as ginjas. Coloque-as numa panela com a água, deixando em fogo lento até que as frutas se abram. Retire do fogo e deixe arrefecer um pouco. Extraia a polpa das ginjas com o espremedor e torne a levar ao fogo, juntado quase 2 kg de açúcar refinado. Aproveite toda a água em que as ginjas foram cozidas. Deixe ferver durante cerca de meia hora. Apague o fogo e deixe arrefecer bem. Passe por uma peneira fina e acrescente a vodka e o conhaque. Misture muito bem e filtre, colocando um chumaço grande de algodão no fundo do funil. Troque o algodão de vez em quando para que fique bem filtrado. Deixe em garrafas hermeticamente fechadas por 30 a 60 dias. Se preferir um licor mais fraco, diminua a dose de vodka.

LICOR DE HORTELÃ
Ingredientes:
300 gramas de açúcar refinado; 250 ml de aguardente; 15 a 20 folhas frescas de hortelã; 3 sementes de aniz.
Preparação:
Limpe cuidadosamente as folhas de hortelã com um pano húmido. Coloque-as numa garrafa de vidro. Junte as sementes de aniz ao álcool, feche bem e guarde num lugar arejado por 8 dias, tendo o cuidado de agitar o vidro todos os dias. Depois desse processo, coloque o açúcar com 250 ml de água e deixe dissolver em fogo baixo até ficar em ponto de calda. Retire do fogo e deixe arrefecer. Junte então todo o conteúdo da garrafa com a calda, depois de bem filtrado. Mexa tudo e deixe descansar por 1 mês.

LICOR DE LARANJA
Ingredientes:
2 laranjas; 1 garrafa de aguardente; açúcar; 1/2 noz-moscada em pó.
Preparação:
Tire as cascas das laranjas e junte à garrafa de aguardente, 4 chávenas de açúcar, 1/2 noz-moscada em pó. Misture bem todos os ingredientes e deixe-os em repouso até o dia seguinte. Filtre com um filtro de papel e guarde em garrafas fechadas.


LICOR DE LEITE
Ingredientes:

5 garrafas de aguardente; 1 kg de açúcar; 3 litros de leite; canela; cravinho; erva-doce; noz-moscada; casca de limão.
Preparação:
Ferva o açúcar com água (3 litros) e todos os outros ingredientes, fazendo uma calda grossa. Depois ponha a pinga e por último o leite na calda. Coe e filtre no mesmo dia.

LICOR DE LEITE E CHOCOLATE
Ingredientes:

1 litro de leite fervido, frio; 1 litro de álcool; 1 kg de açúcar; 2 barras de chocolate, raladas; essência de baunilha; 3 rodelas de limão.
Preparação:
Misturar tudo muito bem e deixar em infusão durante 8 dias, tendo o cuidado de mexer todos os dias. Coar e filtrar. Guardar em garrafas bem tapadas.

LICOR DE LEITE TRANSPARENTE
Ingredientes:

1 litro de leite; 1/2 litro de álcool 45' ou 42'; 1 kg de açúcar; 2 limões cortados em rodelas; 4 pauzinhos de canela; 1 pitada de noz-moscada.
Preparação:
Coloque todos os ingredientes numa vasilha. Misture bem, tape e dê misture pela manhã e à noite, durante 10 dias. No décimo dia, coe em um filtro de papel e o licor estará pronto.

LICOR DE MARACUJÁ
Ingredientes:
30 a 40 maracujás sem sementes; 1 kg de açúcar; 1 litro de álcool; essência de baunilha à gosto;
Preparação:
Coloque todos os ingredientes de molho, deixando-os em infusão por 8 dias. Decorrido esse tempo, junte 2 garrafas de água, peneire e filtre.

LICOR DE UVA
Ingredientes:
1 kg de uvas, amassadas; 1 e 1/2 kg de açúcar; 1 litro de álcool; 1 litro de água.
Preparação:
Misture a uva amassada ao açúcar, junte o álcool e a água, deixando assim em infusão durante uma semana inteira. Filtre em seguida.

LICOR DE ROSAS
Ingredientes:
Pétalas de rosas de perfume intenso; algumas gotas de essência de rosas(a gosto); Açúcar; álcool de cereais (80°).
Preparação:
Lave as pétalas das rosas antes de coloca-las no recipiente de vidro anote o peso. Coloque uma camada de pétalas e uma de açúcar. Feche o vidro e exponha ao sol durante 10 dias. Após esse período, pese novamente o vidro e acrescente tanto álcool quanto o peso do açúcar e das pétalas. Deixe descansar por dois dias, seleccione através de um filtro de papel e coloque num vidro. Nas pétalas que sobraram coloque mais álcool o suficiente para cobri-las e coloque a essência de rosas e deixe em maceração por mais dois dias. Passando esse período coe e acrescente ao liquido já filtrado. feche muito bem e deixe envelhecer antes de ser consumido. É tónico e digestivo.

LICOR DE MILHO
Ingredientes:
4 espigas de milho verde; 1 litro de leite desnatado; 10 colheres de sopa de açúcar cristal; 1 lata de leite condensado;1 copo de rum; 1 copo de gim.
Preparação:
Ralar as espigas e bater no liquidificador com o leite desnatado. Coar bem. Juntar o açúcar e levar ao fogo, mexendo sempre, até formar um mingau ralo. Deixe esfriar. Bata o mingau frio no liquidificador com o leite condensado, o rum e o gim. Engarrafe. Se quiser, pode deixar na geladeira. Para fazer o refresco, siga todos os passos do preparo e não coloque bebida alcoólica.

LICOR DE AMORA SILVESTRE
Ingredientes:
1 kg amoras; 1 kg açúcar; 1 litro aguardente.
Preparação:
• Junte todos os ingredientes num frasco de vidro de boca larga e reserve por 90 dias em local escuro.
• Agite diariamente este preparado.
• Após este processo engarrafe filtrando o liquido e armazene.

LICOR DE MORANGO
Ingredientes:
morango (1 medida); aguardente (1 medida); açúcar mascavado (1 medida).
Preparação:
• Lave bem os morangos e retire-lhes os pés.
• Coloque-os num frasco de boca larga juntamente com a aguardente e o açúcar.
• Reserve no frasco fechado por mais ou menos 15 dias, ou até os morangos ficarem brancos.
• No início dos 15 dias agite o preparado para diluir o açúcar.
• Após este processo engarrafe coando o líquido.

LICOR DE CEREJAS
Ingredientes:
500 gramas cerejas pretas; 500 ml aguardente; açúcar; água.
Preparação:
• Lave bem as cerejas e retire-lhe os pés, escorra-as e coloque-as num frasco de vidro de boca larga.
• Junte-lhe a aguardente e reserve por 30 dias.
• Após este processo retire as cerejas e filtre a aguardente.
• Prepare uma calda de açúcar num tacho juntando partes iguais de açúcar e água e levando a ferver em lume brando. Deixe arrefecer e junte à aguardente.
• Engarrafe o licor e guarde, pode consumir logo ou deixar envelhecer para ficar mais gostoso.


3 comentários:

Adopção Animais disse...

Obrigada pelas dicas ;), quem sabe arranjo um tempinho para fazer e distribuir pelos amigos;)))).

Bjo,
X.

Anónimo disse...

Gostei muito de ver como se pode fazer licores.
Só não percebo onde posso adquirir baunilha(ou será que é o gelado bainilha?)
JX

Anónimo disse...

adorei as suas dicas parabens por partinhar com nosco